quinta-feira, 29 de julho de 2010

OS DOIS HELENOS

Saudações Tricolores

Heleno de Freitas foi um grande goleador do Botafogo. Como artilheiro do Campeonato Carioca marcou 80/% de seus gols de cabeça. Era um centro - avante nato, que no fim da carreira, infelizmente deixou uma imagem de descontrole mental. Mas era uma grande estrela no time da Estrela Solitária.
Teve um companheiro na sua época, com o mesmo nome, outro centro-avante vindo do Rio para o São Paulo e que também tinha atitudes abirutadas como o seu xará famoso.
Numa partida no Pacaembú, calculo que há mais ou menos 50 anos atrás, o seu zig-zag mental provocou-lhe uma atitude sulrealista em pleno correr do jogo. Num momento imprevisto, abandonou a pelota e foi se sentar tranquilamente e imóvel, na lateral do campo. E lá ficou, talvez em protesto contra a sua própria piração.
Isso eu assisti surpreso e ignoro as naturais consequencias desse gesto inusitado.
Mais um testemunho das minhas andanças nos jogos do meu querido Tricolor.

VIVA NÓIS!

Helio Motta Mello

OS DOIS HELENOS

Saudações Tricolores


Heleno de Freitas foi um grande goleador do Botafogo

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A REVOLUÇÃO PAULISTA

Saudações Tricolores

Os jornais saúdam a data gloriosa de São Paulo e publicam o acontecimento desportivo da transformação do velho Parque Antárctica do Palestra Itália para a Arena Palmeirense, como mais um feito desta cidade que não pode parar!
O cliché estampado faz confirmar minhas recordações, quando ainda criança, assitia os jogos no reservado da Cronica, ao rés do gramado.
A foto confirma o que minha memória relembra com precisão as arquibancadas de madeira e os grandes jogos que lá presenciei.
Lembro-me especialmente de dois craques do Santos, Camarão e Siriri. Este, depois se transferiu para o meu querido Tricolor onde por sinal sofreu uma fratura da perna.
Certo domingo meu pai apresentou-me ao franzino Camarão que defendia como meia-atacante, as cores gloriosas do Selecionado Paulista. E foi ele o marcador de 1x0 sobre o Selecionado Uruguaio, já famoso naquela época.
Essa lembrança me traz a saudade dos meus tempos de criança, da Avenida Água Branca com seus postes no canteiro central, das Indústrias Matarazzo e dos malabaristas cobradores nos estribos dos bondes, registrando: "Blim Blim"! que o povo maldosamente completava: "Dois pra Light e um prá mim"!.
VIVA NÓIS

Helio Motta Mello