sexta-feira, 23 de abril de 2010

Rogério Ceni – Uma defesa sem fair play

ROGÉRIO, esse exímio e exemplar desportista, meu grande ídolo, não fez e jamais fará essa defesa.
Foi no Campo da Floresta que testemunhei esse estilo condenado de jogada, como veterano sócio nº 9 do meu querido São Paulo.
Naqueles anos idos de Freindenreich, do gorducho Formiga, de Araken, de Nestor, Clodoaldo e Bartô, Milton, Bino e Arminana, de nossos brilhantes goleiros Joãozinho e Moreno, assisti empolgado esse lance da rebatida espetacular que alguns praticavam sobre as traves.
Foi o troncudo MORENO, com sua costumeira camisa rala, sem decorações que me propiciou ver esse lance sensacional até hoje não repetido. Nem por Planika, Yashin, Jaguaré, Tufy, Athiê, Nascimento, Uberdan e tantos outros que vi jogar. Posso dizer que naquela época essa defesa era até repetida.
Numa partida, naquele primeiro “estádio” do tricolor, MORENO a executou com todo o seu estilo, do que me recordo perfeitamente bem!.
É o que se costumava chamar de: “DEFESA DE MUNHECA” como resposta desrespeitosa e debochada aos chutes de meia altura dos atacantes adversários.
É por essa razão que o magnífico Rogério Ceni nunca a praticou, pois ele é o verdadeiro Símbolo de Desportista que merece admiração e respeito de todos nós.
Eu, que desde 1929 estive presencialmente nos campos de Futebol acredito que tenho autoridade para isso afirmar.


Helio Motta Mello

3 comentários:

  1. Parabéns seu Hélio, muito bom

    ResponderExcluir
  2. Parabéns sr. Hélio, o seu sãopaulinismo é exemplo para todos. Também tenho esta paixão por quase 60 anos, mas o sr. supera a nós todos. Eu estive no Morumbi quando ainda jogavam Gerson e Pedro Rocha, assistia os jogos nas antigas gerais, e pé e atrás dos gols, onde o ingresso era quase de graça.
    Me lembro uma ocasião em que o nosso tricolor conseguiu virar em cima do temido Santos de Pelé, quase perdi os sentidos nos estádio, de tanto gritar. Um grande abraço tricolor, e visitarei sempre o seu blog, muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Sãopaulinos amigos, não sei quantos mil jogos assisti em toda minha vida e contra o Santos, mesmo antes de Pelé, recordo-me de uma partida na Vila Belmiro, quando o Leônidas desprezou os craques do clube da Orla e no jogo do Domingo o tricolor ganhou de seis! Um grande abraço.

    ResponderExcluir