sexta-feira, 23 de abril de 2010

Palmeiras x Vasco – 5 a 4 !

Argemiro era um crioulo parrudo até um pouco baixo para ser um grande alf – esquerdo. Pulou da Portuguesa Santista para o famoso Vasco e veio estrear num amistoso noturno no Pacaembu, contra o Palmeiras, lá por volta de 46/47, não preciso bem.
Eu e meu saudoso pai fomos assistir a peleja, dispostos a torcer pelo time paulista, embora veteranos São-paulinos!
Aquela noite sugeria uma partida disputada, Palmeiras de Viladonica e os cariocas com um grande time coeso e temido.
Bem atrás das numeradas, nós dois ocupamos uns degraus privilegiados, em instantes lotados por um enxame de Palestrinos fanáticos.
O jogo começou e o Argemiro ainda pouco conhecido, exibia os seus dotes como Djalma Santos, sem violência e com toda a técnica.
Um gol relâmpago do Vasco esfriou a Palestrada. E assim, quase em seguida, 2x0, 3x0, 4x0 e um só gol dos alviverdes. A torcida revoltada, no segundo tempo, gritava furiosa: “Quebra a perna desse F.P.” no desespero pelo placar.
Eu e meu pai não resistimos a essa loucura e tentamos condenar as ofensas ao Argemiro, talvez por um sentimento oculto de satisfação pelo score...Toda nossa disposição de torcida se invertera.
Mas para nosso castigo, o Palmeiras reagiu e em poucos minutos iniciou uma virada sensacional: 4x2, 4x3 e 4x4. A explosão dos Palmeirenses ao nosso lado, no empate, foi como uma bomba e um deles com um só dente superior, gritava gol tão perto de mim, que lhe sentia o gosto da porpeta ingerida! Em segundos estávamos irremediavelmente sitiados, ouvindo ofensas que fariam tremer os céus. Eram 2 contra 100, sei lá e não tínhamos onde enfiar a cara.
Foi quando Sá ponta direita vascaíno, balançou as redes bem no finzinho do jogo – 5x4!
Era a nossa vingança, pois naquele momento já havíamos virado cariocas.
Olhei pro lado, procurando o desdentado, mas os degraus atrás das numeradas já estavam vazios e a torcida furibunda em plena retirada.
Hoje, quando o “Parmera” vence o meu Tricolor só me resta o consolo de que meu neto está radiante. Mas vou deserdar esse maledetto!

Helio Motta Mello

9 comentários:

  1. ...e que as "jóias" venham todas para essa neta tricolor!! Viva!!

    ResponderExcluir
  2. André Rodrigo Garcia8 de maio de 2010 às 16:30

    Parabéns Sr. Hélio por sua magnífica estória. E parabéns ainda, por sua linda história de amor ao sagrado São Paulo Futebol Clube.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o blog, Senhor Hélio. Conheci o blog através da matéria publicada no site oficial do São Paulo. Gosto muito de histórias do futebol, mesmo sendo bem mais jovem que o senhor. Sou são paulino desde 1987, mas espero um dia poder contar tudo que vi do nosso glorioso Tricolor para as pessoas. Aprendi muito com meu avô, nascido em 1934, e que até hoje me contempla com histórias muito legais.

    Parabéns pelo blog e sempre passarei por aqui para ver as novidades.

    Um grande abraço,
    Juliano Macedo

    ResponderExcluir
  4. Poxa meus parabens Helio, seu blog eh exelente, sinto orgulho de assim como o senhor ser torcedor do TRICOLOR gracas ao meu avo que me fez vestir assim que nasci o nosso manto sagrado! Estou morando a alguns dias no Canada e ja estou doente de saudades do nosso TRICOLOR, desculpe a falta de acento meu teclado nao os possui! Sempre passarei por aqui seu blog eh exelente! Parabens mais uma vez!

    ResponderExcluir
  5. Fantastico... Simples assim!

    Helio, me chamo Daniel, tenho 25 anos, sou estudante e atualmente vivo em Dublin, Irlanda.

    Sou SAOPAULINO FANATICO e como apaixonado por futebol adorei o blog. Parabens pela iniciativa e muito obrigado por compartilhar as suas estorias.

    Um grande abraco!

    ResponderExcluir
  6. Marcio de Mello Castanho10 de maio de 2010 às 11:19

    A melhor coisa surgida na Internet,desde o advento do You Tube.
    Sr. Motta Mello, sãopaulino de quatro costados, não deixe de nos brindar com suas crônicas maravilhosas.
    Queremos saber de Rui, Bauer e Noronha... de Canhoteiro, que, dizem, era melhor que Garrincha...
    Nós, sãopaulinos, queremos mais e mais !
    Saudações Tricolores.
    Marcio de Mello Castanho
    www.kronicas.com.br

    ResponderExcluir
  7. rsrsrs
    Não deserde o "maledetto", sr Hélio!
    deixe ele pertinho pra tirar um sarrinho quando ganharmos do Palmeiras!
    rrs
    Adorei a postagem!
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Gente boa, desculpem pela demora em responder seus comentários. É muito gratificante saber que todos vocês, assim como eu, são tão apaixonados pelo nosso Tricolor. Obrigado pelo apoio. Salve o Tricolor Paulista!

    ResponderExcluir
  9. Esse anônimo sou eu, erros da "desinformática".

    ResponderExcluir