terça-feira, 25 de maio de 2010

A PARADINHA DE FREINDENREICH

Saudações Tricolores

Foi lá, no acanhado campinho da Floresta com suas desconfortáveis arquibancadas de madeira.
São Paulo x Vasco – Amistoso vespertino.
Jaguaré, o atlético goleirão, com seu gorro típo marinheiro exibia-se sorridente com defesas espetaculares. A torcida vaiava aquela exibição carioca e Fausto, o grande “center – alf” sorria em deboche provocativo”. O clima no entanto, era tranqüilo. Um revide só de vaias, numa demonstração comportada da rivalidade.
No 2º tempo, Freindenreich, com suas pernas finas e calções compridos, abaixo dos joelhos, num tiraço à meia altura, como era o estilo da época, ameaçou um canto da meta e quando Jaguaré se esticava para defesa, transferiu a pelota para o lado oposto. Jaguaré, desnorteado tentou retornar, mas era tarde porque as redes Vascaínas já balançavam.
O guapo goleiro foi socorrido na maca! e a platéia paulista vibrou com aquela proesa vingativa.
Ainda bem que naquele tempo, o palavrão não fazia parte do vernáculo e Brasília dormia num planalto inóspito e arruda era só usada como um amuleto atrás da orelha!
Anos depois, novo amistoso entre os dois times.
Waldemar de Brito, aquele que descobriu o Pelé, inspirado, foi o goleador único do sonoro 4 x 0 que o nosso Tricolor impôs ao mesmo Vasco de Jaguaré, Itália e Mola e ainda com o mesmo Faustão agora desconsolado no meio da sua defesa batida e abatida.

VIVA NÓIS!

Helio Motta Mello

4 comentários:

  1. Arthur Friedenreich... Grande "El Tigre"!
    Se tivesse disputado a Copa do Mundo 1930 (assim como outros craques do futebol paulista), no Uruguai, talvez a participação brasileira na primeira competição mundial de seleções pudesse ter sido melhor.

    O São Paulo FC, como quase sempre, em demonstração de gratidão áqueles que ajudaram a construir sua gloriosa história, prestou assistência ao Fried, que morreu na pobreza, em 1969, mas que, pelo menos, tinha uma casinha para viver, cedida pelo "Clube Mais Querido da Cidade".

    ResponderExcluir
  2. Bruno, agradeço muito os seus complementos às histórias que minha memória relembra. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Caro sr. Hélio Motta Mello.

    Que momento maravilhoso eu tive ao ler esse seu post.

    Eu gosto muito de história, se for da história do São Paulo então, se transforma em um barato melhor ainda.

    Obrigado por compartilhar um dia tão glorioso
    da história Tricolor.

    Abraços
    Saudações Tricolore_X_

    Geraldo Lina

    ***(*) ******(*)

    ResponderExcluir
  4. Amigo Geraldo, fico muito feliz por notar o interesse sobre os meus comentários são paulinos, com histórias que começam ainda na minha infância. Um abraço.

    ResponderExcluir